Por Vinicius Ruoso
•
22 de agosto de 2022
Tendências como Cloud Computing e virtualização têm sido de extrema importância para as empresas no cenário atual, em que a disseminação do coronavírus tem exigido o trabalho remoto.
Para não fechar as portas, as organizações estão colocando em prática o home office, em que seus colaboradores continuam executando suas atividades por meio do trabalho remoto. No entanto, ainda que essa abordagem possa proporcionar grandes benefícios para esse momento, ela também traz alguns desafios para os empreendimentos.
Fornecer uma rede totalmente disponível e segura é uma tarefa complexa para as empresas, que precisam lidar com diversos acessos de seus colaboradores vindo de locais distintos. Para lidar com essa situação, tem se tornado necessário investir em arquiteturas de redes digitais. Elas podem aumentar a capacidade e melhorar a qualidade das demandas por conexão dos usuários. Seus clientes já contam com os benefícios dessa tecnologia?
Confira a seguir as vantagens de adquirir uma arquitetura de rede digital para garantir a continuidade dos negócios remotamente e ofereça-a aos seus clientes!
O que é arquitetura de rede digital?
Uma arquitetura de rede digital é uma estrutura inteligente e automatizada que fornece uma melhor conexão aos usuários e é focada em três pilares de negócios: inovar com rapidez, otimizar o uso de recursos e reduzir as ciberameaças. Essa nova arquitetura representa a nova geração de rede e promete oferecer uma conexão focada nos resultados dos negócios, preparando as empresas para atender às demandas da Transformação Digital. Aquelas organizações que visam driblar os contratempos do isolamento social e continuar competitivas, gerando novas oportunidades de negócios, precisam repensar seus modelos de rede.
O ritmo da inovação e as novas demandas remotas do mercado requerem redes inteligentes, auto gerenciáveis e que participem das decisões de negócios. Por isso é necessário contar com uma arquitetura de rede digital com sua conectividade rápida e confiável. Ao implementar essa infraestrutura, as redes são transformadas em ferramentas com análises em tempo real, integrando hardware e software. Ela permite a automatização de processos e a otimização do uso de recursos da rede, o que diminui os gastos operacionais e libera a TI para se focar em projetos mais estratégicos para o core business. A arquitetura de rede digital ainda funciona como um sensor que reforça a aplicação das políticas de segurança da empresa. Ela possui inteligência e agilidade para fornecer análises dinâmicas e em tempo real para detectar possíveis ameaças e criar um maior nível de segurança.
Como garantir a continuidade dos negócios remotamente?
Em uma solução de rede digital, os serviços podem ser estendidos para diversas plataformas com gerenciamento centralizado. Nela, o hardware não é mais dependente do software, assim as redes passam a contar com níveis elevados de velocidade e flexibilidade. Os recursos da arquitetura de rede digital são essenciais para as empresas que querem garantir a continuidade de seus negócios remotamente. Com essa nova estrutura, é possível expandir os serviços de rede de acordo com as novas demandas de TI geradas pelo trabalho home office. Ela pode ser a solução para aquelas organizações que não estavam preparadas para manter suas equipes trabalhando a distância.
A arquitetura digital elimina o tempo de espera no provisionamento de rede. Seus recursos de conectividade e gerenciamento reduzem os tempos de instalação e atualização dos dispositivos para questão de minutos. Desse modo, é possível criar novos escritórios remotos online com facilidade. Aos novos dispositivos adicionados à rede é atribuída uma política baseada na identidade, facilitando muito o trabalho da TI em configurar os escritórios remotos. Com isso, todos os novos pontos da rede se tornam um sensor, que envia informações sobre o desempenho da conexão para a central.
Os benefícios da arquitetura de rede digital não param por aí. Conheça-os melhor a seguir:
Automação da rede:
ela oferece agilidade comercial e escalabilidade ao automatizar uma só política em toda a rede de acesso.
Redução dos custos com a WAN:
é possível simplificar a rede de longa distância sem comprometer a experiência do usuário, a segurança ou a confiabilidade.
Otimização do desempenho da rede:
a empresa consegue reparar os contratempos com maior rapidez, além de aumentar a produtividade da TI.
Detecção e redução de ciberameaças:
essa tecnologia identifica ciberameaças e vulnerabilidades em qualquer local da rede corporativa, até mesmo ataques modernos ou que estejam escondidos em tráfego criptografado. Por meio de uma arquitetura de rede digital, a TI consegue medir a performance de cada colaborador em tempo real e garantir a proteção e disponibilidade da rede. Assim, ao contar com essa alta visibilidade automática, a empresa passa a estar preparada para fornecer correções e melhorias a sua equipe remota rapidamente, garantindo não apenas a continuidade dos negócios mas a qualidade de seus processos e entregas.