A comunicação unificada é uma solução essencial para as empresas, no contexto da transformação digital. Por meio da integração de ferramentas e dispositivos é possível melhorar a eficiência, a agilidade e a gestão. Dependendo dos recursos implantados, alguns custos consideráveis podem ser totalmente eliminados. Isso mesmo! Foi o que aconteceu com um grande cliente da Vantage. Confira!
Cliente: instituição de grande porte
A empresa, que tem atuação nacional e está presente em todos os estados brasileiros, está entre as maiores companhias em seu segmento de atuação. Conta com uma ampla rede de atendimento ao cliente e depende da interação em tempo real entre diferentes unidades instaladas em todo o Brasil.
Para implantar a solução de comunicação unificada nesse cliente, a equipe da Vantage instalou equipamentos e softwares em mais de 100 filiais da instituição, abrangendo todas as capitais do Brasil e dezenas de cidades espalhadas por todo o território nacional.
Desafio: ineficiência e custos nos sistemas de telefonia
Com unidades instaladas em todas as regiões do país, a realização de ligações telefônicas entre as filiais é elevada e recorrente. Essa demanda resulta em dificuldades de gerenciamento, pois as contas telefônicas são localizadas, ou seja, não há centralização das informações que permita administrar melhor a situação. Mas o grande problema decorrente dessa situação é financeiro: a empresa arcava, mensalmente, com alto custo de chamadas telefônicas, apenas considerando os contatos entre as filiais.
O problema enfrentado pelo cliente da Vantage é comum a outras tantas empresas que têm operações nacionalizadas ou mesmo internacionalizadas. Nessas organizações, o contato entre diferentes filiais é recorrente e, dependendo do negócio, há necessidade de realizar longas chamadas telefônicas para discutir estratégias, transmitir esclarecimentos ou solucionar demandas dos clientes.
Ao longo dos anos e conforme expande suas operações, a empresa coloca inúmeras unidades em operação, porém, sem compatibilizar a infraestrutura tecnológica e de comunicação. Com o tempo, isso gera ineficiência e resulta em custos elevados com atividades simples, como as ligações entre filiais.
Integrar recursos e ferramentas tecnológicas voltadas à comunicação era, portanto, outro desafio a ser superado. Seria necessário desenvolver um trabalho para adequar as condições da rede de dados e consolidar uma infraestrutura tecnológica robusta, capaz de viabilizar a integração das mais de 100 unidades por meio de plataformas de telefonia IP e comunicação unificada.
Devido à expertise e capacidade técnica, a Vantage foi a empresa selecionada para executar o serviço. Além da confiança no desenvolvimento de soluções completas de infraestrutura de tecnologia e segurança da informação, a Vantage se diferencia por contar com mais de 2,5 mil técnicos especializados, capazes de prestar serviço e suporte em todo o país.
Solução: comunicação unificada e telefonia IP
A Vantage resolveu o problema da empresa com a implantação de uma solução completa de comunicação unificada, desenvolvida sob medida para a instituição e com foco em promover a integração entre todas as regionais e filiais em operação no país.
Objetivos do projeto
· Dotar a empresa de ferramentas integradas de Comunicação Unificada
· Compatibilizar a infraestrutura tecnológica local para promover a uniformização
· Aprimorar o desempenho tecnológico nas redes de dados locais
· Executar o projeto em todas as regionais e filiais da empresa no Brasil
· Assegurar suporte técnico especializado em todas as localidades
Como funciona a solução
A solução de comunicação unificada desenvolvida para esse cliente contempla a implantação de:
· telefonia IP;
· PBX;
· gateways;
· aparelhos telefônicos, dispositivos e softwares.
A Vantage realizou a integração entre equipamentos centrais nas regionais, contemplando servidores, softwares de gerenciamento e sistemas de análise de tarifação. Outro serviço executado foi a instalação de cerca de 15 mil ramais telefônicos, com aparelhos disponibilizados na mesa de cada usuário em todas as unidades da empresa. Além disso, a solução possui a opção de uso de softphones de forma integrada ao e-mail dos colaboradores, permitindo que chamadas sejam iniciadas através das mensagens.
Processos e etapas da implantação
A implantação aconteceu em fases. Na primeira etapa, foi feita a instalação dos núcleos da rede e, na sequência, a implantação foi executada gradativamente em todas as demais filiais da empresa.
Durante a implantação, a Vantage seguiu os requisitos de prazos, horários e ritmo de intervenção conforme a criticidade e as regras de negócio do cliente. Foram utilizados os parâmetros das melhores práticas de gerenciamento de projetos (PMBOK), com planejamento e controle dos prazos e ações de intervenção conforme o cronograma definido com o cliente para que não houvesse impactos em suas operações.
O principal desafio da implantação foi a abrangência nacional da atuação da empresa, com mais de 100 filiais. Em situações como essa, a rede de dados em cada localidade possui peculiaridades e níveis distintos de gestão. Por conta disso, há o cuidado de se assegurar a manutenção do suporte técnico especializado durante todo o período do contrato, visto que uma leve variação na qualidade da rede de dados pode impossibilitar o uso da comunicação de voz ou vídeo neste cenário.
Resultados: eficiência financeira e administrativa
A solução de comunicação unificada associada à telefonia IP permitiu ao cliente utilizar sua própria infraestrutura tecnológica para a realização de ligações telefônicas entre filiais. Isso fez com que a empresa, que antes tinha gastos excessivos com operadoras de telefonia, zerasse os altos custos dessas ligações.
No entanto, a integração tem potencial para beneficiar ainda mais a organização, que conseguirá implantar mais ferramentas de interação e colaboração de forma mais simples, rápida e barata. Confira todos os resultados obtidos!
· Eliminação dos custos de ligações entre filiais
· Modernização do parque tecnológico
· Aprimoramento da gestão da rede de dados
· Redução de custos com ligações de forma geral, pois o sistema implantado pela Vantage busca a melhor tarifação durante a realização das chamadas
· Maior eficiência financeira, gerencial e operacional
Vale a pena destacar que a solução de comunicação unificada é flexível e escalável. Dessa forma, a infraestrutura está pronta para incorporar novas funcionalidades, de acordo com as necessidades do cliente. No processo de transformação digital, que pressupõe evolução constante das ferramentas tecnológicas, fica mais fácil prover recursos adicionais voltados à comunicação, colaboração e compartilhamento.
No fim das contas, é uma solução com excelente custo-benefício. Além de permitir a expansão dos recursos a longo prazo, o projeto se paga rapidamente. O payback time para um cliente como o descrito neste case é inferior a dois anos.
A Vantage pode ajudar a sua empresa
A comunicação unificada é uma necessidade atual de organizações de todos os segmentos e tamanhos. Esse tipo de solução é indispensável às empresas que buscam reduzir custos desnecessários ou que estão passando por processos de digitalização e transformação digital.
Recursos de comunicação unificada, como o que foi descrito neste case, podem ser implantados em empresas internacionalizadas, eliminando custos com tarifação e ligações DDI, por exemplo. As plataformas integradas também contemplam as demandas de organizações que dependem de uma infraestrutura robusta de telefonia, como as operações de call center, com ferramentas disponíveis para as posições de atendimento (PAs) e assegurando o registro e salvaguarda das informações de áudio.
Outros segmentos, por sua vez, podem ser beneficiados com soluções de comunicação unificada que viabilizam a realização de videoconferência com transcrição de áudio das reuniões, entrevistas ou audiências. Há, ainda, a realidade das empresas que optaram pelos novos formatos de trabalho (home office e modelo híbrido), que necessitam de recursos que viabilizem a gestão das equipes remotas e a execução de trabalho colaborativo.
A Vantage desenvolve projetos customizados de comunicação unificada, feitos sob medida para atender às necessidades específicas de cada cliente. Com isso, o custo de implantação é projetado conforme a viabilidade financeira do negócio. Além disso, contamos com uma equipe especializada que pode prover soluções e suporte técnico em âmbito nacional e internacional. Quer melhorar a eficiência da sua empresa? Fale com nossos especialistas: https://vantagebr.com.br/.