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Case: SIEM implantado pela Vantage protege grande empresa

  • Por Vinicius Ruoso
  • 03 out., 2022

Solução SIEM aprimora a gestão de vulnerabilidades e assegura detecção e resposta a incidentes. Conheça o projeto de cibersegurança desenvolvido pela Vantage.

O sistema de gerenciamento e correlação de eventos de segurança (Security Information and Event Management — SIEM) é parte central da solução desenvolvida pela Vantage para uma empresa de grande porte com atuação nacional.

Nesse projeto, o SIEM foi associado a ferramentas complementares para facilitar a gestão da segurança da informação na empresa por meio de recursos centralizados e integrados capazes de garantir proteção efetiva, em tempo real.

Cliente: grande empresa com atuação nacional

Em seu segmento de atuação, o cliente da Vantage se destaca como uma das maiores empresas do ramo, com atividades que se desenvolvem em todo o território nacional. A abrangência geográfica e o volume de transações que concretiza diariamente exigem da área de TI uma robusta infraestrutura de tecnologia e segurança da informação.

A atividade-fim da empresa é sensível e está entre as mais atacadas por ações maliciosas no mundo. Esse é um contexto preocupante no cenário atual, que exige medidas mais rigorosas de privacidade, em linha com o que estabelece a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). O contexto também é agravado pela crescente ocorrência de ataques cibernéticos, sobretudo por meio de softwares maliciosos (malwares), como o ransomware, associado ao sequestro de dados.

Desafio: vulnerabilidades e resposta a incidentes

Por estar com a infraestrutura tecnológica obsoleta, a empresa não contava com recursos adequados para realizar a gestão de vulnerabilidades e a resposta a incidentes de forma proativa. Antes de realizar o projeto de cibersegurança com a Vantage, as ferramentas utilizadas pela companhia eram pontuais e não estavam integradas, dificultando o monitoramento e a execução de atividades essenciais para a área de TI — como atualizações de softwares e correção de vulnerabilidades em tempo hábil.

Diante desse contexto, era necessário dotar a empresa de ferramentas integradas de monitoramento, proteção e gestão eficaz de segurança da informação para assegurar o nível elevado de proteção dos dados, melhorar processos internos e mitigar riscos, em conformidade com a criticidade de negócios do cliente, que tem níveis muito altos de Service Level Agreement (SLA).

Problemas que o projeto precisa resolver:

·    garantir a continuidade das operações da empresa com integridade, autenticidade e confidencialidade;

·    dotar a empresa de recursos para detectar vulnerabilidades da sua infraestrutura de tecnologia;

·    reduzir o tempo de detecção e resposta a incidentes de segurança da informação;

·    fornecer indicadores e monitoramento em tempo real;

·    integrar sistemas e ferramentas;

·    centralizar e facilitar a gestão da segurança da informação;

·    fortalecer a proteção de dados;

·    aumentar a eficiência operacional;

·    mitigar riscos;

·    reduzir custos com a parte técnico-operacional e para restabelecer serviços.

Para alinhar todas essas demandas em uma solução completa e customizada de infraestrutura de tecnologia e segurança da informação, a empresa contratou a Vantage, por ser a prestadora de serviço mais competitiva no segmento. Entre os aspectos avaliados para a contratação, destacam-se a capacidade técnica e históricos de comercialização de soluções de TI. A Vantage cumpriu todos os requisitos técnicos e financeiros elencados pela empresa e se mostrou a opção mais vantajosa e qualificada para o cliente.

Solução: SIEM com ferramentas complementares

Foi implantada uma solução completa de gestão da segurança da informação, contemplando funcionalidades como monitoramento e correlação de eventos, filtragem de conteúdo, análise de vulnerabilidades, proteção de dispositivos, gestão de altas credenciais, inteligência no combate a ameaças, entre outros recursos. As ferramentas e funcionalidades incluídas no projeto abrangem:

·    SIEM (gerenciamento e a correlação dos eventos de segurança);

·    UEBA (User and Entity Behavior Analytics, ou “análise comportamental de usuário e entidade”);

·    machine learning;

·    cofre de senhas;

·    BYOD (Bring Your Own Device, ou “traga seu próprio dispositivo”);

·    antivírus;

·    EDR (Endpoint Detection and Response, ou “detecção e resposta de computadores”);

·    XDR (Extended Detection and Response, ou “detecção e resposta estendida”);

·    OSINT (Open Source Intelligence, ou “inteligência e código aberto”);

·    Threat Intelligence (ou “inteligência de ameaças”);

·    Gateway de e-mail;

·    AntiSPAM;

·    2FA (autenticação de dois fatores);

·    Patch Management;

·    correção temporária de vulnerabilidades.

Trata-se, portanto, de uma solução robusta e totalmente integrada, que permite à empresa:

·    monitorar e correlacionar eventos;

·    filtrar conteúdos (seja por e-mail, na aplicação ou em sistema interno);

·    analisar vulnerabilidades;

·    proteger dispositivos (como computadores, servidores, entre outros);

·    fazer a gestão de altas credenciais (por meio de senha protegida destinada aos administradores);

·    aplicar inteligência no combate a ameaças a partir de um monitoramento proativo, que identifica brechas de segurança e situações que podem levar a incidentes.

Como funciona a solução

Todas as ferramentas que compõem a solução estão integradas, e o gerenciamento de eventos de segurança da informação é centralizado em uma plataforma. A partir dessa plataforma, são levantadas informações e executadas atividades de correlação e análise avançada de dados para detectar ameaças, analisar sua gravidade e orquestrar a resposta aos incidentes.

Os recursos que as ferramentas oferecem são abrangentes e permitem, inclusive, que a empresa monitore menções a ela na deep web, na dark web, nas mídias sociais e nos serviços de mensageria (como WhatsApp e Telegram). Dessa forma, é possível verificar se está ocorrendo vazamento de dados ou se há mensagens sobre a empresa que possam sugerir potenciais incidentes de segurança.

A solução implantada traz proteção de dados a partir da análise de malwares nas estações de trabalho dos usuários, protegendo a infraestrutura contra dispositivos em não conformidade com as normas de segurança da informação e identificando vulnerabilidades nas aplicações para mitigá-las.

Todas as ferramentas dessa solução atuam de forma integrada, automatizada e facilitando o gerenciamento da empresa. Consegue com essa implantação aplicar inteligência na hora de buscar vulnerabilidades, corrigir e proteger contra ameaças. Uma coisa que antes ela não tinha.

A integração e a centralização da solução são essenciais para a empresa, que é de grande porte e executa atividade-fim sensível (mais visada em ataques cibernéticos). Além disso, sua atuação ocorre em todo o território nacional, exigindo proteção adequada para todos os servidores, sistemas e equipamentos utilizados. A solução desenvolvida foi customizada para contemplar todas essas necessidades no projeto.

Processos e etapas da implantação

A implantação da solução seguiu os requisitos de prazos, horários e ritmo de intervenção conforme a criticidade e as regras de negócio do cliente. A empresa contou com tutoria durante todas as etapas para que pudesse esclarecer dúvidas, treinar equipes, fazer adequações e contar com suporte na medida das suas necessidades.

O processo de implantação da solução utilizou os parâmetros de melhores práticas da Gerência de Projetos (PMBOK), com planejamento e controle dos prazos e ações de intervenção conforme cronograma definido com o cliente para que não impactasse seus negócios.

A solução foi promovida em cinco etapas:

·    planejamento;

·    implantação;

·    homologação;

·    operação assistida;

·    treinamento na solução.

Resultados: monitoramento, gestão e resposta

Na comparação com a realidade da empresa antes de implantar a solução, um dos grandes benefícios foi a possibilidade de acompanhar indicadores, algo que, até então, não era feito. Por meio da plataforma de gestão da segurança da informação, a área de TI consegue identificar rapidamente a situação de toda a infraestrutura de TI, como a quantidade de máquinas com antivírus desatualizado, por exemplo. Dessa forma, é possível obter informações concretas sobre a maturidade da segurança da informação da companhia.

A plataforma de gerenciamento e correlacionamento de eventos também gera relatórios gerenciais, que trazem informações essenciais para proteger a empresa, como as credenciais privilegiadas utilizadas, a quantidades de mensagens ofensivas sobre a organização, as tentativas de ataques bloqueadas, as vulnerabilidades das aplicações, a análise sobre uso do nome do cliente na surface web, deep web ou dark web, entre outros itens de conformidade em relação às normas de segurança. Antes da implantação da solução, o cliente não possuía nenhuma dessas facilidades em seu parque tecnológico.

Com a implantação, a empresa alcançou os seguintes resultados:

·    acompanhamento de indicadores;

·    obtenção de relatórios gerenciais;

·    visão ampla de eventos e incidentes de segurança da informação;

·    aumento do nível de segurança das aplicações;

·    diminuição do risco de contaminação de estações de trabalho;

·    proteção da infraestrutura tecnológica contra roubo e vazamento de dados;

·    redução no tempo de resposta a incidentes de segurança da informação;

·    maior gestão e controle da segurança no acesso advindo de dispositivos de terceiros que usam a infraestrutura tecnológica da empresa para acesso à rede;

·    fortalecimento da privacidade dos dados existentes, prevenindo ataques e vazamentos que possam prejudicar o compliance com a LGPD;

·    formação de uma robusta infraestrutura de tecnologia e segurança da informação que dá sustentação a todas as atividades de TI presentes e futuras.

Todos esses benefícios foram propiciados de forma imediata, assim que a solução foi implantada. Ou seja, geram resultados consistentes e efetivos desde o primeiro momento. Com isso, a empresa conta com uma tecnologia de cibersegurança adequada para as suas necessidades atuais e possível de ser incrementada futuramente (com a adoção de novas ferramentas ou ampliação dos equipamentos protegidos) com mais facilidade — sem investimentos elevados e em pouco tempo.

Com a solução desenvolvida pela Vantage, a empresa garante a continuidade, integridade e disponibilidade dos dados e serviços prestados aos seus clientes.

A Vantage pode ajudar a sua empresa

Uma solução de segurança cibernética completa e efetiva, como a descrita neste case, está ao alcance de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento. A Vantage possui consultores especializados que podem entender as dores de quaisquer empresas para propor e dimensionar ferramentas e serviços adequados às necessidades de cada cliente. Isso quer dizer que o custo de implantação também é compatível com o porte e a demanda.

A Vantage é uma empresa com mais de 15 anos de mercado de tecnologia, possuindo em seu DNA um atendimento humanizado. Além disso, com a oferta de soluções confiáveis dos líderes de mercado de tecnologia, capacidade técnico-operacional comprovada e atendimento em todo o país, a Vantage se posiciona como uma das principais empresas de Segurança da Informação no mercado nacional.

Se você quer saber mais sobre SIEM, gestão da segurança da informação e outras ferramentas citadas neste case de sucesso, entre em contato com os especialistas da Vantage e veja como podemos elevar a segurança cibernética da sua empresa.

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Tendências como Cloud Computing e virtualização têm sido de extrema importância para as empresas no cenário atual, em que a disseminação do coronavírus tem exigido o trabalho remoto.

Para não fechar as portas, as organizações estão colocando em prática o home office, em que seus colaboradores continuam executando suas atividades por meio do trabalho remoto. No entanto, ainda que essa abordagem possa proporcionar grandes benefícios para esse momento, ela também traz alguns desafios para os empreendimentos.

Fornecer uma rede totalmente disponível e segura é uma tarefa complexa para as empresas, que precisam lidar com diversos acessos de seus colaboradores vindo de locais distintos. Para lidar com essa situação, tem se tornado necessário investir em arquiteturas de redes digitais. Elas podem aumentar a capacidade e melhorar a qualidade das demandas por conexão dos usuários. Seus clientes já contam com os benefícios dessa tecnologia?

Confira a seguir as vantagens de adquirir uma arquitetura de rede digital para garantir a continuidade dos negócios remotamente e ofereça-a aos seus clientes!

O que é arquitetura de rede digital?

Uma arquitetura de rede digital é uma estrutura inteligente e automatizada que fornece uma melhor conexão aos usuários e é focada em três pilares de negócios: inovar com rapidez, otimizar o uso de recursos e reduzir as ciberameaças. Essa nova arquitetura representa a nova geração de rede e promete oferecer uma conexão focada nos resultados dos negócios, preparando as empresas para atender às demandas da Transformação Digital. Aquelas organizações que visam driblar os contratempos do isolamento social e continuar competitivas, gerando novas oportunidades de negócios, precisam repensar seus modelos de rede.

O ritmo da inovação e as novas demandas remotas do mercado requerem redes inteligentes, auto gerenciáveis e que participem das decisões de negócios. Por isso é necessário contar com uma arquitetura de rede digital com sua conectividade rápida e confiável. Ao implementar essa infraestrutura, as redes são transformadas em ferramentas com análises em tempo real, integrando hardware e software. Ela permite a automatização de processos e a otimização do uso de recursos da rede, o que diminui os gastos operacionais e libera a TI para se focar em projetos mais estratégicos para o core business. A arquitetura de rede digital ainda funciona como um sensor que reforça a aplicação das políticas de segurança da empresa. Ela possui inteligência e agilidade para fornecer análises dinâmicas e em tempo real para detectar possíveis ameaças e criar um maior nível de segurança.

Como garantir a continuidade dos negócios remotamente?

Em uma solução de rede digital, os serviços podem ser estendidos para diversas plataformas com gerenciamento centralizado. Nela, o hardware não é mais dependente do software, assim as redes passam a contar com níveis elevados de velocidade e flexibilidade. Os recursos da arquitetura de rede digital são essenciais para as empresas que querem garantir a continuidade de seus negócios remotamente. Com essa nova estrutura, é possível expandir os serviços de rede de acordo com as novas demandas de TI geradas pelo trabalho home office. Ela pode ser a solução para aquelas organizações que não estavam preparadas para manter suas equipes trabalhando a distância.

A arquitetura digital elimina o tempo de espera no provisionamento de rede. Seus recursos de conectividade e gerenciamento reduzem os tempos de instalação e atualização dos dispositivos para questão de minutos. Desse modo, é possível criar novos escritórios remotos online com facilidade. Aos novos dispositivos adicionados à rede é atribuída uma política baseada na identidade, facilitando muito o trabalho da TI em configurar os escritórios remotos. Com isso, todos os novos pontos da rede se tornam um sensor, que envia informações sobre o desempenho da conexão para a central.

Os benefícios da arquitetura de rede digital não param por aí. Conheça-os melhor a seguir:

Automação da rede:  ela oferece agilidade comercial e escalabilidade ao automatizar uma só política em toda a rede de acesso.

Redução dos custos com a WAN:
 é possível simplificar a rede de longa distância sem comprometer a experiência do usuário, a segurança ou a confiabilidade.

Otimização do desempenho da rede:
 a empresa consegue reparar os contratempos com maior rapidez, além de aumentar a produtividade da TI.

Detecção e redução de ciberameaças:
 essa tecnologia identifica ciberameaças e vulnerabilidades em qualquer local da rede corporativa, até mesmo ataques modernos ou que estejam escondidos em tráfego criptografado. Por meio de uma arquitetura de rede digital, a TI consegue medir a performance de cada colaborador em tempo real e garantir a proteção e disponibilidade da rede. Assim, ao contar com essa alta visibilidade automática, a empresa passa a estar preparada para fornecer correções e melhorias a sua equipe remota rapidamente, garantindo não apenas a continuidade dos negócios mas a qualidade de seus processos e entregas.
Por Vinicius Ruoso 22 de agosto de 2022
A pandemia mudou dramaticamente a maneira como trabalhamos e nos sentimos quando voltamos aos nossos escritórios. Todas as semanas, falo com mais clientes que estão planejando voltar ao escritório, mas apenas para um número limitado de seus funcionários e eles não são os únicos que estão enraizados nessa ideia, pois conduzimos uma pesquisa global com 1.500 pessoas e descobrimos que menos de 9 % da força de trabalho global espera retornar totalmente ao escritório após sua reabertura. Além disso, 98% esperam que haja pelo menos um trabalhador remoto em cada reunião no futuro, com base na mesma pesquisa.

O local de trabalho híbrido veio para ficar. Mas é claro que há muito a fazer antes que muitos se sintam seguros neste novo ambiente de trabalho híbrido. Enquanto 89% estão frustrados com experiências no escritório, 94% desejam melhores experiências de colaboração no trabalho em casa.

Dê uma olhada nos resultados da pesquisa

Qual é a melhor experiência de trabalho? 96% das empresas afirmam que poderiam melhorar os ambientes de trabalho com tecnologia inteligente. Hoje estamos apresentando inovações empolgantes de Inteligência Artificial (IA) para permitir esse retorno seguro ao escritório e para ajudar sua equipe a ser produtiva em qualquer lugar. Essas inovações fazem parte do projeto Cisco Webex para o local de trabalho híbrido para envolver sua equipe, seja remota ou no escritório.

Tornando o trabalho remoto 10x melhor

58% dos entrevistados disseram que continuarão a trabalhar remotamente oito ou mais dias por mês, mesmo depois que a pandemia acabar. Hoje, sendo a videoconferência um elemento-chave da vida profissional para a maioria, uma experiência de videoconferência perfeita e estelar é crítica. Ouvimos nossos clientes e estamos em uma jornada para oferecer experiências 10 vezes melhores do que apenas estar presente. O Webex oferece colaboração perfeita com tecnologia de IA integrada que supera pontos de conflito comuns e funciona em sincronia com os aplicativos que você mais ama.

Melhorias para trabalhadores remotos

Aqui estão algumas melhorias que fizemos para capacitar trabalhadores remotos:

- Não há mais necessidade de perguntar, "você pode desligar o microfone?" Estamos animados em anunciar que adquirimos o BabbleLabs. Isso é ótimo! A distração sonora durante as reuniões Webex agora será coisa do passado. No final deste mês, A tecnologia BabbleLabs AI abafa ruídos indesejados (pense em barulho da rua, digitação no teclado ou aspirador de pó irritante) enquanto melhora a qualidade da voz para que você possa ouvir com clareza.

- Exiba da maneira que desejar. Certifique-se de que tem uma boa aparência e som antes de ingressar em uma reunião Webex. Ampliamos a tela de visualização para que você possa ver claramente como o fundo aparecerá. Os controles também foram simplificados. É fácil definir suas preferências de vídeo e áudio. Anime sua aparência de reunião com um fundo desfocado ou virtual (adicionamos mais desses também) ou até mesmo adicione sua própria imagem personalizada.

- Menos cliques e uma experiência de reunião personalizada. Nosso novo design é fácil de usar e coloca os controles Webex no lugar mais lógico e até se adapta ao tamanho da tela. Os controles da reunião foram simplificados e agora estão na frente e no centro, com ícones claramente identificados, uma paleta de cores atualizada e menus contextuais que nunca estarão no meio do conteúdo ou vídeo da reunião. Você também pode personalizar a visualização da tela do vídeo: ver muitas pessoas ou apenas algumas e ocultar os participantes que não têm o vídeo ativado com um simples clique. Novos controles de miniatura para cada assistente oferecem aos usuários a capacidade de clicar com o botão direito no vídeo ou avatar de qualquer pessoa para interagir diretamente ou até mesmo em sua própria visualização automática para alterar seu próprio áudio ou plano de fundo no Marcha. Quaisquer que sejam suas preferências, é fácil tornar a sua experiência de reunião Webex sua e somente sua.

Inovações tecnológicas para ajudar os trabalhadores a voltarem com segurança ao escritório - na hora certa.

Quando chegar a hora, as empresas planejarão fazer mudanças de longo alcance para receber os trabalhadores no escritório. Em nossa pesquisa, 53% planejam otimizar o uso do escritório. Em outras palavras, eles desejam aproveitar ao máximo o espaço do escritório, garantindo a segurança e aumentando a produtividade. A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina (ML) desempenharão um papel crítico na otimização do escritório para segurança e produtividade. Estamos ampliando nossa missão de experiências 10x melhores até no escritório, integrando inteligência em nossos aparelhos. Estamos anunciando os seguintes novos recursos e dispositivos para ajudá-lo a projetar um local de trabalho inteligente que forneça um ambiente de trabalho seguro e produtivo para todos.

Mais sensores ambientais em dispositivos Webex que oferecem suporte a análises práticas no local de trabalho.

A Cisco está tornando mais fácil para a TI coletar e agir sobre dados importantes que podem ser essenciais para garantir um local de trabalho confortável e seguro. Graças ao aprendizado de máquina, o Webex agora pode reconhecer e contar pessoas, estejam elas usando máscaras faciais ou não, não importa onde elas estejam na sala. Isso é essencial para garantir o cumprimento dos limites de capacidade da sala. Nossos sensores de dispositivos colaborativos integrados também monitoram as condições ambientais, como temperatura ambiente, qualidade do ar, luz ambiente e acústica. Obtenha métricas e análises desses sensores inteligentes no Control Hub para criar seu ambiente de trabalho ideal - dados de sensor em tempo real e históricos que podem fornecer informações valiosas sobre o uso do espaço de reunião para identificar problemas de forma proativa e continuar a otimizar espaços para atender de forma mais eficaz às suas necessidades em evolução.

Uma nova experiência inteligente para reservar quartos

As empresas precisam de uma nova abordagem para gerenciar os espaços de reunião que garanta a segurança e otimize seu uso. Tenho o prazer de apresentar hoje duas versões do novo Webex Room Browser. Eles são dispositivos especialmente projetados que contêm todos os sensores que mencionei acima. Os navegadores de sala Webex são colocados dentro ou fora da sala de reunião para fornecer reservas de sala inteligentes e seguras para os usuários e dados profundos para gerentes de TI e instalações.  Garantir um ambiente de reunião produtivo, seguro e saudável nunca foi tão fácil do que com nosso novo Webex Room Navigator que funciona com dispositivos Webex Room.

O modelo de navegador fora da sala da Webex torna mais fácil encontrar e reservar um espaço para reuniões; mostra claramente quando o quarto está livre e muda o status para reservado quando você entra. Ative-o com um toque ou apenas use sua voz e deixe o Webex Assistant fazer o trabalho por você. O modelo de quarto Webex Room Navigator fornece alertas para distanciamento social, horários de limpeza e muito mais, e também permite que você faça reservas de dentro do espaço. Ambas as versões possuem um modo de sinalização digital, para que as empresas possam usar os monitores para transmitir informações importantes. E não vamos esquecer a tecnologia "no-show" que detecta automaticamente se ninguém aparece para uma reunião agendada e libera a sala para uso de outra equipe.

"O Webex Room Navigator tem um perfil elegante e moderno, que nossos colegas acharão intuitivo e gostarão de usar, e também pode enfrentar a rotina diária. Eu realmente posso ver o valor nas métricas ambientais que o navegador fornece, nos dando novos insights sobre seus sensores que não tínhamos antes. "- Ben Watt, Serviços de Tecnologia da Informação, The James Hutton Institute Essa abordagem para criar novas experiências de local de trabalho híbrido reúne software, hardware de colaboração, automação de IA em nuvem e aplicativos de fluxo de trabalho integrados para criar um ambiente de trabalho mais inteligente. Não importa os desafios que você enfrenta, desde a reserva de uma sala até a orientação ao reservar uma sala de reuniões, o Webex está lá para torná-lo simples e perfeito.

Prepare-se para a nova era do trabalho

Se você viu sua organização refletida nas estatísticas, entendeu a urgência de se preparar para a nova era do trabalho. A Cisco está tornando ainda mais fácil comprar o Webex Suite para o modelo de trabalho híbrido com nosso novo programa Collaboration Flex. O Flex inclui opções de licenciamento aprimoradas para ajudá-lo a obter o máximo de suas reuniões, chamadas e mensagens da nuvem Webex. Do escritório doméstico à sala de reuniões, monitores, sensores, inteligência artificial e automação fornecem experiências baseadas em tecnologia e aceleram a transformação para manter os funcionários seguros e produtivos. Estamos empenhados em ajudá-lo a navegar no local de trabalho híbrido inteligente.

Criada para trazer soluções únicas

Entregamos serviços e soluções de tecnologia customizados. Por meio da inovação digital, trazemos resultados efetivos para o seu negócio.

Oferecemos soluções completas de infraestrutura de tecnologia e segurança da informação, tanto no setor público como no privado, com grande efetividade.

Somos seres humanos que pensam em como tornar o mundo mais seguro para que todos desfrutem dele.

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